Startup Brasileira lança seu próprio framework para Raspberry Pi

A Startup Brasileira TotalCross lançou seu framework para desenvolvimento de sistemas para Raspberry Pi. Presente no mercado de ferramentas multiplataforma para aplicativos mobile, com clientes em todo Brasil e mais 10 países, a TotalCross lançou neste mês de julho seu SDK inteiramente gratuito para Raspberry Pi. Com isso, a TotalCross atinge um novo público, a comunidade maker.

A Startup que nasceu de empreendedores com larga experiência em desenvolvimento de frameworks, tendo criado em 2002 uma das primeiras ferramentas multiplataforma para Palm OS, está ampliando seu portfólio e entrando no gigantesco mundo da Internet das Coisas (IoT).

O Framework para Raspberry PI e Linux ARM

O framework para Raspberry Pi, assim como o mobile, usa o Java como linguagem de programação. Sendo assim, pode ser usado no seu IDE preferido (NetBeans, IntelliJ, Eclipse, etc).

O TotalCross garante a seus usuários performance nativa, com footprint extremamente reduzido. Segundo a própria Startup, isso somente é possível graças à sua VM própria (Máquina Virtual 90% escrita em C) que utiliza um conjunto de bytecodes otimizados.

A TCVM (TotalCross Virtual Machine) vem sendo aperfeiçoada ao longo de 10 anos, tendo como principal foco a performance.

Outro fator interessante é o deste SDK não rodas apenas em Raspberry Pi. Qualquer hardware que utiliza Linux ARM é compatível, como Orange Pi e BeagleBone.

Próximos Passos

O próximo passo da TotalCross é liberar ainda neste ano uma nova versão deste SDK. Sendo que esta nova versão será focada na criação de interfaces gráficas com o uso de Skia Graphics Engine e Open GL.

O intuito é permitir seus usuários criarem interfaces tão bonitas quanto às encontradas nos aplicativos mobile, possibilitando maior liberdade de criação e design. Tudo isso, sem perda de performance.

Este é o primeiro passo da Startup para ingressar no mercado de IoT, que visa também desenvolver parcerias dentro da Indústria 4.0.Para baixar o SDK gratuitamente, basta acessar nosso site.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *